Detran de São Paulo divulga calendário de impostos veiculares de 2020

Quem reside em São Paulo e quer começar o ano com o pé direito, já deve estar buscando informações oficiais sobre os impostos obrigatórios. E a boa notícia é que o Detran do estado já divulgou o calendário dos impostos veiculares para 2020 para que você possa começar a se organizar!

O que é o calendário do Detran?

Como você já deve saber, o Detran é um órgão estadual responsável pelo trânsito de forma completa, isto é, desde a própria cobrança de impostos até a aplicação de leis e multas.

Todos os anos, o Detran de cada estado conta com a arrecadação dos impostos veiculares, que são distribuídos de forma diferente em todo país. Essa diferença diz respeito tanto ao próprio valor de cobrança quanto ao prazo máximo de pagamento dos valores em questão.

Por isso, o Detran de cada estado fica responsável por divulgar um calendário oficial de contribuição desses impostos, para que assim, todos os cidadãos possam se organizar e cumprir com os impostos dentro do prazo. A boa notícia para quem mora em São Paulo, é que o DETRAN SP já divulgou as datas para esse ano e você já pode conferir!

Quais os impostos veiculares?

Mas afinal, o que são esses impostos veiculares? Estamos falando de alguns valores aplicados anualmente para quem possui um veículo no país.

Um dos impostos mais importantes e mais caros que estarão sendo cobrados a você que reside no estado de São Paulo, é o IPVA SP 2020.

E vale lembrar que não cumprir com o percentual obrigatório pode acabar gerando problemas para o motorista, desde a aplicação de juros até ao reboque do veículo.

Um outro valor bem importante é o Licenciamento do veículo. E apesar dessa taxa ser mais leve que a do IPVA, vale lembrar que ela é a responsável por garantir a circulação legal do veículo.

Onde encontro o calendário?

Para conferir as datas de início e fim de cada uma dessas cobranças é necessário acessar o site oficial do Detran SP: detran.sp.gov.br.

Cada estado possui um órgão responsável pela divulgação de datas e arrecadação dos impostos veiculares e por isso, as datas podem ser diferentes de um estado para outro.

Como mencionado, o não cumprimento desses impostos dentro do prazo estabelecido pelo Detran pode levar a aplicação de juros, assim como à cobrança de multas. O cidadão deve acessar o site e estar atento às datas o quanto antes para garantir o pagamento dentro do prazo!