Veja como efetuar o licenciamento da sua moto

Todo ano, os motoristas que conduzem qualquer tipo de veículo, precisam efetuar o licenciamento do mesmo. Ou seja, as motocicletas também estão inclusas nesta regra e por isso, os motociclistas precisam estar bem atentos ao processo de realização do licenciamento. Ainda não sabe como proceder? Então confira as informações a seguir e descubra:

O licenciamento é um dos documentos mais importantes para o proprietário de veículo, pois é ele que garante que o mesmo está apto para circular nas ruas e avenidas.

Também chamado de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), o licenciamento representa a identidade do veículo e deve estar sempre em ordem.

Isto porque, não apresentar ou apresentar o documento vencido pode acabar rendendo consequências para o motorista, como multas de trânsito e pontos na carteira.

Muitos motoristas de primeira viagem podem estar pensando se o valor do licenciamento do veículo possui um valor variável como o IPVA.

Bem, vale a pena mencionar que a taxa é única, e isto quer dizer que quem vai pagar o CRLV da primeira versão da Honda Bros estará cumprindo o meso valor de quem vai pagar pelo documento da Honda Bros 2020.

O ideal é estar atento ao incio do licenciamento para garantir que os seus documentos estejam em dia e evitar dores de cabeça. Por isso, preparamos o passo a passo para você, motociclista, atualizar o seu licenciamento.

Antes de verificar o passo a passo, é interessante saber que o licenciamento precisa ser realizado para todos os veículos, mesmo os que acabaram de sair da concessionário, como é o caso de quem estará comprando a nova Honda PCX 2020.

Confira abaixo o que é necessário para emitir o documento:

Passo 1 

O primeiro passo é cumprir com  o licenciamento, que geralmente vem após a cobrança do IPVA. O proprietário pode realizar o pagamento do CRLV em qualquer agência bancária ou casa lotérica. O contribuinte pode realizar igualmente o pagamento pela internet de forma simples e prática.

Passo 2

Depois que o pagamento for efetuado, o órgão responsável tem um determinado período para processar o valor. Após esse período, o proprietário pode realizar a retirada do documento em uma unidade do Detran. O proprietário pode pedir que um procurador legal ou parente próximo faça a retirada da CRLV.

Você também pode optar por receber o seu documento em casa, mas a opção só fica disponível para alguns estados. O proprietário deve pagar uma taxa de R$11 para o recurso.