Veja como fazer a solicitação do auxílio doença

O auxílio doença é um benefício muito importante que fica disponível para alguns trabalhadores em situações especiais. Mas assim como a maioria dos direitos trabalhistas ainda há muita dúvida em relação a burocracia da solicitação dele. Para entender como funciona e como você pode fazer para solicitar o auxílio doença. Confira a seguir:

O que é o auxílio doença?

Todo trabalhador que exerce suas funções através da carteira de trabalho assinada, fica automaticamente regido pela CLT. Assim, o mesmo passa a ter direito a alguns benefícios importantes.

Os direitos trabalhistas demoraram alguns anos para serem estabelecidos e por isso, utilizá-los quando é possível deve ser sempre levado em consideração.

O auxílio doença é um benefício oferecido para os trabalhadores que ficam incapacitados de exercer o seu cargo temporariamente. Dessa forma, o funcionário fica afastado do cargo recebendo um auxílio financeiro durante o período determinado.

Como solicitar?

O auxilio doença é um dos benefícios assegurados pelo INSS, e por isso, o contribuinte deve realizar o agendamento INSS para poder requirir o seu direito.

Esse agendamento deve ser feito na plataforma digital do INSS. Assim, os beneficiados podem ser tendidos de maneira eficaz e sem longas filas. No site, clique na opção “agendar” e preencha o protocolo de requirimento do benefício.

Quando realizar o seu agendamento pela internet, deve estar atento a data de comparecimento. É importante lembrar de estar com toda a sua documentação, pois do contrário não poderá ser atendido.

Após esse momento, será realizada a perícia do INSS. Essa é a única forma de comprovar a incapacidade de atuar em seu cargo. Se a perícia médica aprovar a sua solicitação, você passará a receber o auxílio doença durante os dias que forem determinados no momento de avaliação.

Quem tem direito?

Nem sempre a solicitação do auxílio doença é aprovada, isso porque o beneficiado precisa estar de acordo com o regulamento da Previdência Social.

Os funcionários que trabalham através da CLT que estiverem afastados do por motivo de doença ou acidente durante, no mínimo, 15 dias consecutivos podem ter direito ao valor referido.

Outra categoria de trabalhadores que também podem fazer a solicitação estando na mesma situação citada acima, é o Microempreendedor Individual (MEI).

Em ambos os casos, será necessário agendar o atendimento em uma agência do INSS e só após a avaliação, o contribuinte saberá se tem direito ao suporte financeiro proporcionado pelo auxílio doença. Entenda mais a seguir:

FONTE: https://tabelainss2020.com.br/meu-inss-2020/